ARBORIZAÇÃO URBANA: UM PLANEJAMENTO ESQUECIDO
As áreas verdes constituem um dos fatores fundamentais para se dimensionar a qualidade de vida humana em uma cidade. De acordo com Custódio et. al.(2004), a sociedade moderna não tem consciência da importância da arborização urbana para a purificação do ar, redução dos gases do efeito estufa, o aumento de áreas sombreadas e manutenção da diversidade de espécies (pássaros, insetos e outros invertebrados), além de proporcionarem grande beleza.
Portanto, para constituir uma arborização urbana não se da no simples fato de cada morador plantar uma árvore, e sim, através do poder público municipal reestruturar a arborização urbana da cidade, pois, vários fatores devem ser levados em conta, como, espécie adequada para ficar abaixo de fiação elétrica, espécies que não danifique ruas, calçadas e redes de abastecimento de água e esgoto, os espaçamentos mínimos que devem serem respeitados e a escolha de espécies que não caem ás folhas no inverno.
Contudo, o planejamento arbóreo de uma cidade deve considerar os aspectos culturais e históricos da população local, com suas necessidades e anseios aliados ao espaço físico disponível além de garantir a melhoria na qualidade de vida.
Consulte alguns modelos disponíveis pela Prefeitura de São Paulo e pelo Grupo Iberdrola.
Marcadores: arborização urbana, meio ambiente