Como os cientistas medem a idade dos fósseis?
Como funciona o carbono 14?
Oráculo 6 de agosto de 2012
Oh, Grande Mestre Oráculo! Por favor me ajude! Como é feita a datação através do carbono 12? Somente o senhor pode acabar com esta minha dúvida. Após obter a sua resposta, poderei morrer em paz.
Jussiê Athaide Silveira, Porto Alegre, RS
Jussiê Athaide Silveira, Porto Alegre, RS
Querida, cheguei.
Jussiê, sua dúvida jurássica será respondida, mas jure para nós que ficará em paz, em vida e em juízo.
Na verdade, a datação é feita através do carbono 14, ou C14. Os cientistas conseguem medir a presença do C14 nos animais e plantas depois de mortos porque essa substância tem uma característica essencial para tal função. Ela diminui ao longo do tempo. A arqueóloga Claudia Inês Parellada, doutora pela USP, conta mais: “Durante a vida, os animais e vegetais absorvem o carbono 14, que está presente na atmosfera. Depois da morte, a quantidade de C14 cai pela metade a cada 5 730 anos”.
Com base no comportamento do C14, é feito um cálculo. “Por meio da comparação entre o C14 encontrado em um determinado material e o C14 atmosférico, é possível obter uma idade aproximada da amostra. Os físicos estabeleceram uma fórmula da diminuição anual de radioatividade”, completa o historiador Pedro Paulo Funari, da Unicamp.
Assim, a datação por carbono 14 é especialmente importante em materiais que tenham até 40 mil anos porque a partir daí a quantidade de C14 é muito pequena e os resultados, imprecisos.
Ou seja, sem piadinhas de mau gosto envolvendo Niemeyer, Hebe e afins. Respeitem nossos ícones velhos, boa noite e vai, Zanetti!
(crédito da imagem: oskay)
Fonte: SuperInteressante
Marcadores: C14; carbono 14; datação; medição; idade; fóssil; arqueologia.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home